Comissão Científica das Jornadas Internacionais Educação, Inclusão e Diversidade

Realidades e desafios futuros

Presidente da Comissão Científica

Professor Doutor Carlos Manuel Branco Nogueira Fragateiro

Professor aposentado da Universidade de Aveiro

Breve nota biográfica: Nasci em 06-03-1951 no Porto, mas cresci e vivi parte significativa da minha vida em Montalegre. Cumpri o serviço militar de abril de 1974 a novembro de 1975, tendo sido oficial miliciano no RALIS. Colaborei na Página de Letras do Comércio do Porto (1971/1972), coordenei o suplemento Juvenil do República (1973/1974), integrei a redação do diário Página Um (1976) e dirigi numa parte do seu percurso a revista de animação Intervenção. Fui Professor da Escola do Magistério Primário de Leiria, 1977/1985, da Escola Superior de Educação de Leiria, 1985/1989, e da Universidade de Aveiro, a partir de 1989. Tenho o curso de encenação da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, uma pós-graduação em Arte e Educação da Universidade de Montréal e sou doutorado em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro. Fui fundador e diretor artístico do TELA, Teatro Experimental de Leiria, 1981/1987, e da Efémero, Companhia de Teatro de Aveiro, 1991/1996. Organizei os 4 Encontros Internacionais de Expressão Dramática e Teatro na Educação (1981 a 1989). Presidi à Comissão Organizadora do 1º Congresso Internacional de Teatro e Educação onde foi fundada a IDEA, (Teatro Rivoli, Porto 1992), de que fui Vice-Presidente e Coordenador de Projetos Especiais. Organizei o 3º Congresso Mundial de Sociologia do Teatro (ACARTE, Lisboa, 1992). Integrei a direção do INATEL, vice-presidente, (1996/1999), e fui diretor artístico do Teatro da Trindade (1997/2006) e do Teatro Nacional D. Maria II (2006/2008). Coordeno atualmente o projeto Ler o Mundo em Português. Colaborei em várias publicações, estando editado na Bélgica, França, Itália, Espanha, Brasil e Portugal.

Professora Doutora Evangelina Bonifácio

Instituto Politécnico de Bragança

Professora adjunta convidada da Escola de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, desde 2009, pós-doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Católica de Portugal - Porto (2019) e em Ética e Educação pela Universidade de Salamanca (2016), doutora em Teoria e História da Educação pela Universidade de Salamanca (2009) e mestre em Ciências da Educação - Área de Administração e Planeamento da Educação pela Universidade Portucalense (2000). Investigadora no CITeD - Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento, Instituto Politécnico de Bragança e do grupo de estudo «Memória e Proyecto de la Educación», da Faculdade de Educação, da Universidade de Salamanca. Integra equipas de projetos de investigação na área das Ciências da Educação e publicou e participou em congressos nacionais e internacionais, como autora/coautora. Orientou várias dissertações de mestrado e sete teses de doutoramento em diversas instituições nacionais e internacionais. Participou em mais de 25 júris de teses de doutoramento como arguente principal. Foi professora visitante na Universidade de Tiradentes (UNIT) no ano letivo de 2024-2025 e membro do Comité Científico e Organizador da I e II Escola Internacional de Verão, Formação de Professores e Futuro da Educação: Reimaginando o Século XXI, no Centro de Pós-Graduação, Investigação e Extensão em Educação, Aracajú, Brasil (25-29 de novembro de 2024) e Formación de profesores: desafíos en contextos multiculturales y educación con colectivos en riesgo de exclusión social (Universidade de Salamanca, 22-26 de setembro de 2025). Colabora com diversas instituições de ensino superior a nível nacional e internacional, destacando-se a UNIPIAGET - Moçambique, a Universidade Católica de Moçambique, a Universidade Federal de Grande Dourados (Brasil) e a Universidade Tiradentes (Brasil). Atualmente, é Investigadora do Projeto Internacional “Territórios cuidando da vida”, liderado pela Universidade de Antioquia - Colômbia e o Coletivo de Educação para a Paz. Tem publicados 20 capítulos de livros e 2 livros. Participou na organizou de 24 eventos cientificos. É investigadora na área das Ciências da Educação, com ênfase em ética profissional, política educacional e história da educação.

Professora Fernanda Rubio

Professora na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Ativista social, arte educadora ambiental e pesquisadora em estudos urbanos. Possui licenciaturas em Pedagogia e Artes Visuais, especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade pela UNIFESP/UMAPAZ. Trabalhou como artista comunitária no City Artsquad em Dublin (Irlanda), professora de Arte na rede estadual de ensino em São Paulo (Brasil) e formadora na UMAPAZ. Atuou em redes agroecológicas e na Casa Invisible em Málaga (Espanha). Idealizadora do projeto Escola Comunitária - Integração Escola e Comunidade na região da Aclimação, na cidade de São Paulo. Participa dos coletivos: Territorialidades e Corporeidades no Lazer e Turismo (EACH-USP) e Revista City - Analysis of Urban Change, Theory, Action (Inglaterra).

• Professora Doutora Florbela Samagaio

ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Florbela Samagaio: licenciada em Sociologia desde 1992 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde concluiu o mestrado em Sociologia ¿ Poder Local, Desenvolvimento e Mudança Social. Doutorou-se em 2014, pela mesma Faculdade, em Sociologia sob o tema Territórios, Desigualdades e Mudança Social. Iniciou a sua atividade profissional no âmbito da formação profissional, tendo concluído a Formação de Designer de Desenvolvimento de Recursos Humanos, promovida pela Associação Industrial Portuense em 1992. Entre 1997 e 2000 foi bolseira de investigação no âmbito do Programa Praxis XXI no Projeto de Investigação Competitividade e Exclusão Social: as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, no Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (apoiado pela FCT). É docente na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti desde 1997. Lecionou as unidades curriculares de Educação Social, Formação de Professores, Educação e Complementos de Formação de Professores. Foi presidente do Conselho Técnico-Científico. Coordena e leciona a Licenciatura em Educação Social e é membro da Comissão Executiva do Mestrado em Intervenção Comunitária. Orienta e supervisiona estágios curriculares e profissionais em Educação Social desde 1999, em áreas de vulnerabilidade social em contexto de pobreza e exclusão social, nomeadamente em contextos de intervenção comunitária, lares residenciais para crianças e jovens, idosos e contextos hospitalares. (IPO). É investigadora integrada no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Desde 2019, é membro do Conselho Científico do Instituto de Sociologia e, desde 2021, do Conselho de Ética do mesmo Instituto. Desenvolveu e publicou trabalhos nas áreas da sociologia da pobreza e exclusão social, políticas sociais, desigualdades e educação.

• Professor Doutor João Carlos Pereira Mira Leitão

Instituto Politécnico da Guarda

Docente no Instituto Politécnico da Guarda, onde também é investigador na UDI. Foi docente na Universidade da Beira Interior, foi ainda docente convidado no Instituto Politécnico de Castelo Branco e no Instituto Superior de Matemática Aplicada à Gestão. Foi responsável pelo Centro de Formação da Associação Empresarial de Castelo Branco, jornalista no Jornal Semanário. Doutorado em Sociologia, Pós-Graduação em Economia Social, licenciou-se em Sociologia, os seus interesses de investigação situam-se na Sociologia das Organizações, Sociologia da Educação e Sociologia da Saúde e Economia Social áreas onde tem vindo a desenvolver projectos de investigação. Associado e dirigente de diversos movimentos associativos, ligados ao Sindicalismo, Desporto e Desenvolvimento local

• Professor Doutor Manuel Luís Tibério

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutor em Ciências Agro Sociais e Mestre em Extensão e Desenvolvimento Rural pela UTAD. É investigador do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), onde lidera a Linha de Investigação Sistemas agroalimentares, Floresta e Sustentabilidade em áreas rurais. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 8 trabalhos em atas de eventos, possui 3 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 28 itens de produção técnica. Participou em 1 evento no estrangeiro e 5 em Portugal. Atua na área de Outras Ciências Agrárias Nas suas atividades profissionais interagiu com 14 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

• Professora Doutora Maria Lopes de Azevedo

Instituto Politécnico de Portalegre

Doutora em Equidade e Inovação em Educação, Mestre e Licenciada em Ciências da Educação, Especializada em Igualdade de Género e Pós-graduada em Formação Pedagógica em Ambientes e Tecnologias Digitais. Com vasta experiência em coordenação académica e internacionalização, leciona no ensino superior desde 2005 e é, desde 2022, Professora Adjunta na ESECS de Portalegre. Possui múltiplas publicações nacionais e internacionais e orientou vários mestrados e doutoramentos. Integra as bolsas de avaliadores ERASMUS e ANQEP, dedicando-se às áreas de formação de professores, currículo, avaliação, modelos e metodologias pedagógicas, cidadania, intervenção socioeducativa, ética, aprendizagem, desenvolvimento e inovação educativa.

• Maria Raquel Patrício

Instituto Politécnico de Bragança

Doutorada em Ciências da Educação com especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. Professora adjunta no Instituto Politécnico de Bragança. É investigadora no Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB-IPB-Portugal) e faz parte da equipa editorial da Revista EDUSER. Tem participado nas comissões organizadora e científica de congressos nacionais e internacionais, bem como em 4 projetos nacionais e internacionais no âmbito da educação, tecnologias e envelhecimento. É autora de mais de meia centena de artigos nas áreas de tecnologias digitais aplicadas à educação, educação intergeracional e ao longo da vida, tecnologias emergentes aplicadas à educação, envelhecimento e desenvolvimento.

• Professora Doutora Rosa Branca Tracana

Instituto Politécnico da Guarda

Doutora em Estudos da Criança na especialidade de Estudo do Meio Físico, Mestre em Toxicologia e Licenciada em Biologia. Atualmente é Professora Adjunta na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do IP Guarda. Membro do Conselho Editorial de revistas internacionais, tal como revisora científica. Autora de capítulos de livros internacionais e de diversos artigos científicos. Participou em vários congressos (nacionais e internacionais) com apresentação de comunicações. Orientadora de teses de mestrado e arguente tanto em teses de mestrado como de doutoramento.

• Professora Doutora Solange Beatriz Billig Garces

Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ/ Brasil

Doutorada em Ciências Sociais – com ênfase em Políticas e Práticas Sociais pela UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos de São Leopoldo – RS- Brasil. Professora da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ; Foi Coordenadora de Eventos de Extensão e Difusão Cultural (2005-2006); Foi Coordenadora de Pesquisa (2006-2013);Pró-reitora de Graduação em duas gestões (2014-2016 e 2017-2019); Coordenadora da Rede Escola de Governo na UNICRUZ com o Projeto Rede de Proteção da Pessoa Idosa desenvolvido nos municípios do RS (2010-2013); Docente do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, onde leciona a disciplina eletiva Cidadania e Inserção Social da População Idosa; Líder e pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Envelhecimento Humano -GIEEH; Representante da UNICRUZ no Conselho Municipal da Pessoa Idosa em Cruz Alta e no Conselho Estadual da Pessoa Idosa; Foi coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade -UNATI da UNICRUZ (2008-2020). Orientadora de Mestrado e Doutorado; diversas publicações de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área do envelhecimento.

• Professora Doutora Vicenta Gisbert Caudeli

Universidad Autónoma de Madrid

Doutorada em Ciências da Educação, Licenciada em oboé, Mestre em Neurociências para Docentes. Acreditada como doutora Contratada pela Agência Nacional de Avaliação da Qualidade e Acreditação (ANECA), Sexénio de Investigação 2018-2023. Atualmente Coordenadora do Mestrado Universitário em Investigação e Inovação em Pedagogia da Música e professora na Universidade Autónoma de Madrid, Departamento Interfacultativo de Música da Faculdade de Formação de Professor e Educação. Estancias nacionais e internacionais (Bogotá, Chile, Costa Rica, Portugal, Alicante, Corunha, etc.), ponte em Conservatórios Superiores de Música, Congressos Internacionais, Jornadas e Seminários, e Comité Científico. Entre as suas linhas de investigação destacam-se a Educação Musical centrada na Transformação Social, a Atenção à Diversidade, a Inclusão e a Educação para os Valores.